Saiba como transferir domínio .PT para o CloudFire
Neste guia indicamos os passos necessários para recuperar os dados de acesso ao site da DNS.PT (Entidade responsável pela alocação de domínios de topo .PT), onde poderá obter a chave de transferência do seu domínio .PT de forma a que o possa transferir para a gestão do CloudFire.
A recuperação dos dados é feita mediante a indicação do NIC-Handle ou do Número de Contribuinte da Entidade Titular do domínio no formulário de recuperação de password junto do site da DNS.PT.
O primeiro passo será portanto identificar o NIC-Handle do titular ou o Número de Contribuinte. Caso desconheça, bastará efectuar o Whois ao domínio e consultar a entidade.
Assim que tiver um destes dados, deverá então aceder ao site da DNS.PT, onde irá verificar uma página semelhante a esta:
Agora clique no link “Recuperar Password” que se encontra no canto superior direito do site da DNS.PT. Será então redireccionado para a página onde se encontra o formulário de recuperação de password. Seleccione o método de recuperação pretendido (Nic-Handle ou NIF) e preencha os dados solicitados.
Se os dados estiverem correctos e existir uma conta NIC-Handle associada aos dados que inseriu, deverá receber uma mensagem de confirmação que indica que a informação de recuperação foi enviada para o seu e-mail:
Verifique agora o e-mail que está associado ao contacto NIC-Handle. Deverá ter recebido um e-mail que contem uma hiperligação única para que possa definir uma nova password:
Caso o e-mail que estiver associado ao NIC-Handle já não esteja funcional ou não seja o e-mail correcto da Entidade Titular, deverá entrar em contacto com a DNS.PT através do e-mail request@dns.pt e solicitar os procedimentos para poder ser feita a alteração do e-mail.
Após clicar no link disponível no e-mail, deverá encontrar uma página que lhe irá pedir a nova password e a confirmação da mesma. Indique uma password que seja segura e clique no botão “Submeter”.
Agora preencha o formulário de autenticação com o seu Nic-Handle e respectiva Password e clique em Iniciar Sessão.
Agora que já tem acesso à sua conta junto da DNS.PT, deverá pesquisar pelo seu domínio e posteriormente clicar no número de processo do domínio, conforme representado na imagem abaixo:
Irá então verificar a página da ficha do seu domínio, onde pode consultar vários detalhes acerca do estado, datas de registo e expiração, entidades relacionadas e efectuar alterações técnicas.
Uma das secções disponíveis na gestão do domínio, é a de “Entidades Relacionadas”. Para obter a senha de transferência de Entidade Gestora (Código EPP), bastará clicar no botão “Acções” alinhado no canto inferior direito dessa secção e seleccionar a opção “Transferir Gestão Domínio”:
Será mostrada uma mensagem de confirmação, bastando clicar no botão “Confirmar”.
A chave de transferência será agora enviada para o seu e-mail e apresentada na mensagem de confirmação directamente no painel da DNS.PT:
Como já tem o código de transferência, bastará agora seguir os procedimentos indicados no nosso guia “Como encomendar a transferência de um domínio?” e indicar essa chave quando for solicitado o EPP Code durante a encomenda.
Relembramos que a transferência de um domínio .PT é totalmente gratuita, mantendo-se a data de vencimento actual do domínio, pelo que não irá perder nenhum período já pago e poderá renova-lo mais tarde a um custo reduzido junto do CloudFire.