ICANN – Novas Regras de Validação de Domínios

ICANN Logo

Se já tem um domínio ou está a pensar em registar um, então deverá ter atenção à nova regulamentação para a validação de contactos e dados dos titulares dos domínios.

A nova regulamentação definida pela ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), a Sociedade da Internet para a Atribuição de Nomes e Números, entrou em vigor no dia 1 de Janeiro de 2014, e especifica novos procedimentos necessários para validar e garantir a veracidade dos dados do titular de um domínio genérico disponibilizados no WHOIS do domínio.

Com esta alteração presente no acordo Registrar Accreditation Agreement celebrado entre a ICANN e as Registrars, será feita uma validação mais completa dos dados do titular de um domínio, prevenindo a utilização de domínios para criação de páginas phishing, entre outras fraudes online.

Regras de Validação de Domínios

Todos os titulares de domínios genéricos que efectuem novos registos ou alterações nos dados dos seus contactos, terão agora que proceder à validação dessas mesmas alterações/registos, através de um e-mail que será enviado para confirmar a validação.

O e-mail em questão será enviado pela entidade Registrar responsável pelo registo do seu domínio, devendo o mesmo ser validado num período de 15 dias após o registo ou a alteração, para evitar que o domínio seja suspenso e colocado no status “ClientHold”.

O domínio poderá também ser desactivado caso se verifique a devolução sistemática dos e-mails de notificação de Whois Data Reminder Policy, enviados anualmente pelas Registrars conforme exigido pela ICANN.

Esta validação é processada uma única vez para cada contacto em cada Registrar, pelo que apenas terá que validar uma vez caso registo um novo domínio e não faça qualquer outra alteração nos dados.

Todos os detalhes introduzidos no 2013 Registrar Accreditation Agreement podem ser consultados aqui, podendo consultar o nosso apoio para qualquer esclarecimento que necessite.

Para cumprir com esta nova regulamentação, a CloudFire actualizou os seus Termos de Serviço, pelo que aconselhamos que consulte os mesmos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.